Quarto tremor de terra do ano em MT é registrado em Poxoréu

Facebook
WhatsApp

O primeiro ocorreu no dia 9 de janeiro, em Barão de Melgaço, com magnitude de 1,9 mR.

Um tremor de terra de magnitude 2.2 mR foi registrado no município de , a 260 km de Cuiabá, na madrugada dessa terça-feira (22). O evento sísmico ocorreu por volta das 3h42 (horário de Brasília) e, até o momento, não há relatos de que o tremor tenha sido percebido pela população local.

A observação foi registrada pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira () e analisada pelo Centro de Sismologia da USP. A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Apesar de causar preocupação em algumas pessoas, tremores dessa magnitude são considerados leves e não costumam provocar danos. Eles são frequentemente provocados por pequenas fraturas na crosta terrestre, resultado das pressões geológicas naturais da região.

Este foi o quarto abalo sísmico registrado em Mato Grosso em 2025. O primeiro ocorreu no dia 9 de janeiro, em Barão de Melgaço, com magnitude de 1,9 mR.

O segundo foi no dia 1º de março, em  . O abalo foi considerado de intensidade moderada e chegou a ser sentido por moradores da região pantaneira.

Já o terceiro tremor foi registrado em Dom Aquino, no dia 17 de abril, com 2,3 mR, sendo classificado como de baixa magnitude.

Especialistas reforçam que eventos sísmicos de baixa intensidade são comuns no Brasil, especialmente em áreas de estabilidade tectônica, como o Centro-Oeste, onde as placas geológicas se movimentam lentamente.

“Tem algo a denunciar? Salve o número e envie sua mensagem para o canal de denúncias do FalaFabioCosta pelo WhatsApp: (66) 99678-4719. Seu sigilo será garantido.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp