A mobilização anual visa reforçar a conscientização sobre a segurança viária no País e vai acontecer de 18 a 25 de setembro

A partir da próxima quinta-feira (18.9), os Departamentos de Trânsito de todo o Brasil estarão empenhados nas ações da Semana Nacional do Trânsito 2025, que vai de 18 a 25 de setembro. A mobilização anual visa reforçar a conscientização sobre a segurança viária no País.
Em Mato Grosso, as ações educativas serão intensificadas para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância das condutas seguras e responsáveis para a redução de sinistros e fatalidades no trânsito.
Entre as ações que serão realizadas ao longo da semana estão: palestras orientativas em empresas e escolas, Pit Stop educativo, abordagem ao cidadão, ação integrada Amigo da Rodada, oficinas pedagógicas, entre outras atividades.
As ações serão realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, e no interior do Estado pelas unidades descentralizadas do Detran, com apoio das forças de segurança locais.
“Levaremos as ações educativas a escolas, empresas, pit stops, projetos como Amigo da Rodada e mutirões em todo o Estado, lembrando que cada atitude responsável faz diferença para um trânsito mais seguro e humano”, destacou o coordenador de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT em substituição, Henry Ferreira.
Para a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, a Semana Nacional de Trânsito vem para fortalecer as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o qual Mato Grosso integra, a partir do momento em que intensifica ações de cunho educativo na sensibilização de todos os envolvidos no trânsito.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, frisou a importância da Semana Nacional como um momento para reforçar o dever de todos com condutas seguras no trânsito, para salvar vidas.
“Essa semana é um momento em que todos estamos mobilizados no reforço das ações preventivas com foco na redução dos sinistros de trânsito, especialmente com vítimas fatais. Ao longo do ano, o Detran-MT sempre leva ações educativas a diversos públicos no Estado. Precisamos sempre trabalhar a mudança de comportamento e a sensibilização de todos para construirmos uma cultura de paz no trânsito”, disse.
Detran-MT
“Tem algo a denunciar? Salve o número e envie sua mensagem para o canal de denúncias do FalaFabioCosta pelo WhatsApp: (66) 99678-4719. Seu sigilo será garantido.”