Inmet emite alerta de tempestades para quase todo o Estado de Mato Grosso

Facebook
WhatsApp

De acordo com o Inmet, a instabilidade atmosférica é resultado do calor intenso combinado à alta umidade, criando condições ideais para o surgimento de nuvens de tempestade e descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (11) um alerta de tempestades para quase todo o Estado de Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá e cidades do interior, como Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

O aviso, classificado como alerta amarelo (perigo potencial), é válido até a manhã de quarta-feira (12) e indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 50 milímetros por diarajadas de vento de 40 a 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados.

De acordo com o Inmet, a instabilidade atmosférica é resultado do calor intenso combinado à alta umidade, criando condições ideais para o surgimento de nuvens de tempestade e descargas elétricas.

Temperaturas e previsão

Primavera do Leste, a previsão aponta chuvas rápidas e isoladas nesta terça e quarta-feira, mas com potencial para volumes mais intensos no decorrer da semana. As temperaturas variam entre 22 °C e 34 °C, e há risco de ventos fortes acompanhando as precipitações.

Riscos e orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante as tempestades:

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores ou próximo a estruturas metálicas durante trovoadas;
  • Desligar aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos causados por raios;
  • Não trafegar em áreas alagadas;
  • E buscar abrigo seguro em caso de chuva de granizo ou ventos intensos.

Em caso de emergência, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Situação em todo o Centro-Oeste

Além de Mato Grosso, o alerta do Inmet também se estende a Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e parte do Sudeste e Norte do país, mostrando que uma grande massa de umidade avança sobre o território brasileiro, intensificando as chuvas típicas do período de transição para o verão.

“Tem algo a denunciar? Salve o número e envie sua mensagem para o canal de denúncias do FalaFabioCosta pelo WhatsApp: (66) 99678-4719. Seu sigilo será garantido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp