Inmet emite alerta laranja para temporais em Mato Grosso e prevê ventos de até 100 km/h

Facebook
WhatsApp

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para chuvas intensas em Mato Grosso e em outros estados do país. A previsão indica temporais acompanhados de ventos fortes, raios e risco de alagamentos, com possibilidade de queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3).

De acordo com o Inmet, o alerta laranja, que indica situação de perigo, teve início às 10h35 de domingo (1º) e segue válido até as 10h desta terça-feira (3). A previsão aponta chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros ao longo do dia, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e descargas elétricas.

Em Mato Grosso, o aviso atinge principalmente Cuiabá e municípios das regiões Centro-Sul, Norte, Nordeste e Médio Norte. Entre as cidades sob maior risco estão Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Alta Floresta.

O alerta laranja também se estende para áreas dos estados do Tocantins, Amazonas, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre, Amapá, Bahia, Roraima e Piauí.

Riscos previstos

Com a intensificação das chuvas, o Inmet alerta para:

  • cortes no fornecimento de energia elétrica;
  • queda de galhos e árvores;
  • alagamentos em áreas urbanas;
  • incidência de raios.

Recomendações

A orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante ventos fortes, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, o Inmet recomenda acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

“Tem algo a denunciar? Salve o número e envie sua mensagem para o canal de denúncias do FalaFabioCosta pelo WhatsApp: (66) 99678-4719. Seu sigilo será garantido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp